sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

EDIFÍCIO CAIÇARA, A MARCA DE UMA HISTÓRIA, PRESERVADA PELO INTERESSE PÚBLICO.


Manifesto de iniciativa do GRUPO SALVE O CAIÇARA que é formado por moradores e da população em geral de Boa Viagem, foram no início de outubro até a sede da FUNDARPE ( Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico ) e decidiram protocolar em mãos do Secretário de Cultura de Pernambuco um pedido formal de tombamento do Edifício Caiçara. Junto com a petição de tombamento, foi entregue o abaixo-assinado com as mais de 1.400 assinaturas coletadas via internet. Em seu Site o GRUPO SALVE O CAIÇARA "agradecer publicamente a todas as pessoas que assinaram, apoiaram e participaram de uma forma ou de outra, da nossa mobilização da preservação de um verdadeiro patrimônio história de Boa Viagem. Essa luta é coletiva, é da sociedade, é da população que não se conforma em ver a memória da sua cidade sendo apagada, se transformando em moeda de troca pela especulação imobiliária. Pra quem ainda não sabe, o referido edifício - construído em 1942 - , estva correndo o risco de ser demolido para dar lugar a uma torre de 30 andares e se tornar a mais nova "vítima" da desenfreada especulação imobiliária, que já apagou do mapa grande parte da memória paisagística e arquitetônica da cidade do Recife". E ontem finalmente a notícia trouxe alívio a centenas de pessoas que nos últimos meses vinham lutando pela preservação do prédio situado em Boa Viagem. A Secretaria de Cultura de Pernambuco publicou ontem o edital de tombamento do imóvel ( Edifício Caiçara ). Na prática, esse ato administrativo já é considera ato que segundo a lei impede imediato qualquer tentativa de demolição, ficando proibida qualquer intervenção estrutural ou arquitetônica. O prédio com três pavimentos e seis apartamentos, de 147 metros quadrados cada, passará por um processo de levantamento gráfico, fotográfico e histórico, por ultimo será assinado e publicado o decreto de tombamento.

OUTRA RELÍQUIA PARCIALMENTE DESTRUIDA O CASTELINHO DE BV

A mobilização da população em defesa do Edifício Caiçara começou depois que uma empreiteira começou a comprar apartamentos com fins de demolir o prédio para construir um espigão de 30 andares. Não só o edifício Caiçara, mas existem centenas de casas pelo Recife e Região Metropolitana nessa mesma condições. Esperamos que as autoridades faça o tombamento de todos esses imoveis.

Um comentário:

Anônimo disse...

Qual o papel deste edifício na historia da cidade, sou novo, tenho apenas 31 anos, mais confesso nunca ter ouvido falar dele antes.