domingo, 17 de abril de 2011

AVANÇO DO MAR TEM COMO PRINCIPAIS CAUSAS ATERRO DA PRAIA DO JANGA EM PAULISTA PERNAMBUCO.

ATERRO NA PRAIA DO JANGA

As conseqüentes subida do avanço do mar na Praia do Janga na altura de aproximadamente 500 metros da ponte no sentido bairro existe atualmente em face de aterro irregular existente construído no Governo Fernando Henrique Cardoso. Este aterro não deveria existir nem qualquer ilha artificial no local, pois bem como ser ver nas fotos até agora as autoridades e nem o Ministério Público se fez qualquer pressão para resolver o problema do avanço do Mar naquele local. No caso em questão o avanço do mar é visível muita gente já conhece do problema e já fizeram relatos na imprensa e nada.

ATERRO NA PRAIA DO JANGA

A ação do homem com os chamados aterros das praias territoriais vem acelerando a subida do nível do mar no Litoral Cearense, Carioca, Alagoano, Janga Paulista - Pernambucano, Espírito Santo. Com isso, pelo menos 100 praias correm o risco de desaparecerem nos próximos 20 anos. Pesquisadora do Instituto Geológico de São Paulo, a Dra. Célia Regina de Gouveia Souza vem monitorando os 600 quilômetros de costa em São Paulo há mais de 22 anos e aponta situações críticas tanto no sul quanto na parte norte. Em Santos, o estudo mostra que a erosão observada inicialmente na Ponta da Praia está migrando em direção à Praia da Aparecida.


ATERRO GIGANTE NA ILHA DA MADEIRA

Mesmo com águas calmas e poucas ondas, a faixa de areia na Praia da Curva de Jurema no Espírito Santo, em Vitória, nunca foi tão estreita. No local, também o avanço do mar está provocando destruição e prejuízo, principalmente para quem tem comércio perto da orla. Casas, quiosques e ruas inteiras já foram destruídos na cidade de Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo.
O avanço do Mar no Nordeste Brasileiro com seu baixo nível do mar pode ter também sofrido como uma de suas causas a criação de aterros ilegais. Recentemente o Governo da Ilha da Madeira criou um depósito provisório manteve-se durante todo o Verão e foi aumentado com novos despejos resultantes das cheias de 21 de Outubro, 25 de Novembro e 20 de Dezembro de 2010, e de 20 de Janeiro de 2011 naquele país. O que era um depósito provisório tornou-se num aterro permanente, tendo o Governo Regional da Madeira, a 15 de Fevereiro de 2011, anunciado a intenção de construir no local aproveitando o aterro gigante um cais de acostassem de navios de cruzeiro e uma marina, isso fere o direito Internacional. Na Capital Alagoana em Maceio o avanço do mar arrasou a praia da sereia no dia 18/04/2011.
Para o oceanógrafo Pablo Prata, a erosão e avanço do mar é uma conseqüência de aterros e construções irregulares. “É ocupação de mangue, ocupação de praias e dunas. Hoje, você precisa reeducar a população, na verdade. Ela precisa saber que aquele ambiente é passivo de o mar tomar de volta”, explica.

Nenhum comentário: