quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ELEIÇÃO DA OAB DE PERNAMBUCO NA RETA FINAL .

Os inscritos como advogados e advogadas junto à Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Pernambuco (OAB-PE), escolherão hoje o novo Presidente da Instituição Ordem dos Advogados do Brasil Seccional em Pernambuco e o Conselho Seccional e as Subseccionais instaladas no interior do estado. A expectativa é de que dez mil dos 12 mil habilitados para votar compareçam às urnas, das 9h às 17h de hoje. O número é superior à eleição passada que computou 8.900 votantes. Disputam o cargo de presidente três candidatos: Henrique Mariano, da situação; Ricardo Correia e Júlio Oliveira, ambos da oposição à atual administração.
O grande calo da OAB/PE é o elevado numero de advogados e advogadas inadimplentes, vez que chega aproximadamente a 70% dos que não poderam votar. O próximo Presidente eleito terá uma preocupação bem maior administrar um plano de recuperação financeira dos inadimplentes, até porque a classe precisa deles para diminuir os custos. A anuidade é um dos principais motes de campanha dos postulantes. Já a meta do candidato JÚLIO OLIVEIRA é dividir o preço da anuidade em três faixas, de acordo com a renda do associado. Ele também prega a redução de 50% no valor cobrado. HENRIQUE MARIANO propõe a redução de 30% de todas as taxas, isso sem levar em conta a ultima redução efetivada pela atual gestão de JAIME ASFORA. A disputa foi marcada por debates nas etidades de classe, dentre muitas a ADAFE – ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DATIVOS FEDERAIS, SINDICATOS DOS ADVOGADOS, ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADO TRABALHISTAS E FACULDADES DE DIREITO DIVERSAS.
O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na Ordem, com exceção dos que têm inscrição de estagiário. A obrigatoriedade consta do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil. Quem não comparecer à eleição pagará multa equivalente ao valor de 20% da anuidade, salvo ausência justificada por escrito, no prazo de 30 dias, que será apreciada pela Diretoria do Conselho Seccional. Os advogados residentes no Recife votarão no Chevrolet Hall, na Agamenon Magalhães.

Uma das maiores preocupações do presidente que vier a ser eleito, é administrar o percentual de advogados e advogadas inadimplentes que gira em torno de 70%da folha total. Dentre as propostas discutidas entre os candidatos que estiveram junto a ADAFE foi a criação de uma recuperação financeira para os inadimplentes, vez que com a inclusão desses profissionais contribuindo haverá mais ainda a possibilidade de se diminuir a anuidade sengundo HENRIQUE MARIANO E JÚLIO OLIVEIRA.

Os locais de votação nas subseccionais se encontram no site da OAB-PE (http:// www.oabpe.org.br). Estão aptos a votar os filiados adimplentes até 31 de outubro deste ano. No entanto, quem ficou quite após essa data, poderá votar com a apresentação do comprovante de pagamento. ( parte do Artigo extraído da Folha de Pernambuco ). LOCAIS DE VOTAÇÃO: de 09:00 as 17:00, PARA TODOS OS ADVOGADOS E ADVOGADAS COM DOMICÍLIO PROFISSIONAL EM RECIFE E OLINDA VOTARAM CHEVROLET HALL, os do Interior votaram nas sede das Subseccionais de cada cidade.

Nenhum comentário: