quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CAPACETE DIMINUI REFLEXOS DOS MOTOCICLISTAS.


MODELO DE CAPACETE IDEAL

Parece teoria, mas é pura realidade que o capacete do condutor de moto esconde a orelha do motociclista e impede o mesmo de ouvir o barulho externo o que diminuir sensivelmente os seus reflexos. O som das buzinas, do barulho dos veículos, do grito e das freadas são importantes para a direção defensiva dos motociclistas. Sem ouvir o ambiente externo, os motoqueiros necessitam diariamente fazer giro do pescoço para sacar a movimentação do trânsito e realizar suas manobras. Ao girar a cabeça para os lados e para o outro, os motociclistas perdem o equilíbrio e provocam os acidentes. Não há um dia sequer que se passe pelas avenidas principais e não haja notícias sobre acidentes de trânsito. As soluções entre várias é a troca do capacete com abertura nas orelhas. Segundo dados fornecidos pelos DETRANS mais de 30 mil pessoas morrem no trânsito todos os anos - são mais de 80 pessoas por dia, ou 1 a cada 18 minutos. Outra solução paliativa seria a construção de ciclovias “motociclovias”, o que de serta forma iria emagrecer as estatísticas.  Várias estatísticas relevantes, que dizem respeito a todos os tipos de acidentes causados no trânsito, servem como alerta para que se percebam até mesmo os mínimos deslizes que implicam em acidentes. Além do mais, é de boa iniciativa as publicidades veiculadas na TV em que relatam senas de acidentes  podem servir como incentivo para que as pessoas tomem mais cuidados e preservem a segurança no trânsito. Outros dados relevantes confirmam que o acidente de trânsito é o segundo maior problema de saúde pública do Brasil, perdendo apenas para a desnutrição, sendo o trânsito terceira causa de morte do país ficando atrás apenas das doenças do coração e do câncer. O que também preocupa as autoridades governamentais da saúde é o crescente acelerado do orçamentário da saúde no Brasil, vez que todos os procedimentos cirúrgicos e tratamentos em acidentados têm um custo elevado. Pernambuco já tem uma nova política para tentar diminuir os crescentes acidentes de motos e as consequentes mortes no trânsito. A promessa do governo é de que irá aumentar em 30% o número de abordagens aos motociclistas e reestruturar o efetivo dos batalhões de trânsito da Polícia Militar – BPTran e BPRv -, com a nomeação, até 2014, de 544 PMs. Também promete investir em campanhas publicitárias no Estado para conscientizar os motoqueiros.

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