quarta-feira, 2 de março de 2011

O RIO DE JANEIRO JÁ TEM TECNOLOGIA WI-FI ABERTA AO PÚBLICO DA ORLA MARITIMA E MERCADOS PÚBLICOS. UM PASSO A FRENTE DO NORDESTE!


Criado em 2008 a tecnologia wi-fi para dar acesso a Internet grátis sem fio em pontos estratégicos do Rio, o programa Rio Estado Digital — implantado na última semana na Av. Presidente Vargas, no Centro do Rio, e em Petrópolis — vive realidades distintas. De seis pontos atendidos pelo programa e testados por O DIA, só em três foi possível acessar a rede. O mesmo serviço, oferecido pela SuperVia na estação de Madureira, também foi testado e aprovado.
Na orla de Copacabana e no Morro Santa Marta, a Internet funciona com velocidade de banda larga e o uso da rede gratuita já virou hábito de moradores. “Quando quero aliviar o estresse, saio de bicicleta com o laptop na mochila. Sento num quiosque da orla marítima e entro na Internet tomando água de coco”, conta a estudante Rachel Vianna, 33, moradora de Copa. Na Av. Presidente Vargas, Centro do Rio, o serviço começou a funcionar na última quinta-feira, e as 14 antenas instaladas ao longo da via funcionam de ‘vento em popa’. Além de rápida, a conexão não foi interrompida em momento algum durante o teste realizado pela equipe de O DIA. Shoppings, estação de trem e ônibus
Além dos pontos atendidos pelo Rio Estado Digital, também é possível conectar-se a redes de wi-fi gratuito em shoppings, restaurantes, ônibus e estações de metrô e de trem. O serviço é oferecido pela SuperVia na estação de Madureira, Zona Norte, desde setembro de 2009.
Criada no início da década, a tecnologia wi-fi — sigla para o termo em inglês ‘wireless fidelity’ (fidelidade sem fio) — funciona por meio de antenas que emitem sinais captados por computadores e celulares. Para conectar-se à Internet, o usuário precisa de um laptop ou celular com placas para rede sem fio. Também é possível utilizar o wi-fi em computadores convencionais, desde que sejam instaladas antenas e roteadores para captação do sinal. É verdade o Rio de Janeiro e o Sul do Brasil continua ultrapassando o Nordeste em sua cultura de distribuição do conhecimento ( Extraído do Site o Dia On line ).

Nenhum comentário: