domingo, 20 de março de 2011

AVANÇO DO MAR EM PAULISTA GERA DESCASO, AUSÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO DO USO DO DINHEIRO PÚBLICO. NINGUÉM FAZ NADA E O DINHEIRO JÁ CHEGOU DESDE 2009.


Nos mais belos cartões postais da Região Metropolitana do Recife (RMR) o avanço do mar cresce em paralelo ao desenvolvimento das cidades. O problema em comum destrói a beleza das paisagens e as praias das quatro principais cidades do Grande Recife pedem socorro e alertam as autoridades competentes. Da Zona Sul à Zona Norte, os municípios de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda e Paulista são os mais atingidos e já receberam ajudas emergenciais. Porém, nenhuma solução definitiva foi estabelecida para o problema e os moradores dessas cidades convivem com o impasse e ver de perto o chamado “efeito dominó”, que transfere os problemas de uma praia para outra.
Na praia do Janga, em Paulista, o cenário é muito mais grave e também impressiona. Poucos metros separam a rua João Fonseca de Albuquerque de um pequeno abismo onde chega a água do mar. Mesmo com a colocação de diques na área, a contenção do mar precisou de reforço. Há dois anos, após desistir de esperar a ação do poder público, a dona de casa Rejane Lennon, 34, comprou oito caminhões de pedra para colocar na praia. O custo foi de R$ 3,6 mil. “Se a gente não fizesse nada não teríamos mais a rua. Quando compramos a casa não demos atenção ao problema, e quando percebemos já era tarde. Poderíamos ter mais espaço se tivéssemos agido antes”, disse.
assim como Rejane, outros moradores da mesma rua passaram pelo problema. O caseiro Lusivan Vicente de Lima, 32, trabalha em frente a uma das áreas mais danificadas e lembra bem como era o espaço. “Antes, havia uns dez metros a mais de areia. A praia ficava cheia no mês de janeiro, as pessoas faziam escolinha de vôlei e de futebol na praia. Hoje, é tudo parado, ninguém vem mais para cá. Até as barracas que tinham aqui não existem mais”, contou.
Abaixo vemos o aviso de licitação da Prefeitura do Paulista com recebimento do dinheiro público em uma obra que nunca começou. Ninguém fiscaliza a aplicação dos recursos repassados para o Município de Paulista – Pernambuco. ( Artigo extraído da Folha de Pernambuco do dia 20/03/2011 ).

ESTA LICITAÇÃO NUNCA CHEGOU AO SEU FINAL DESDE 21 DE DEZEMBRO DE 2010


PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
Aviso de Licitação
Processo Nº. 417/2009 Concorrência 004/2009 – CPL III

Objeto: Contratação de empresa, por solicitação da Secretaria de Infraestrutura, para realização dos serviços de construção de estruturas de proteção dos equipamentos Urbanos do Avanço do Mar localizados; TRECHO 1 entre as ruas Arcoverde e Belém de Maria, na praia de enseadinha; TRECHO 2: entre as ruas Mario Melo e Edson Régis, na praia do Janga; TRECHO 3; entre as ruas Henrique Justa e Betânia, na praia do Janga; TRECHO 4; entre as ruas Araripinas e Belo Jardim, na praia do Janga; TRECHO 5; entre as ruas Djalma Dutra e Cabrobo, na praia do Janga; TRECHO 6; entre as ruas Dr. Sebastião Amaral e rua Baronesa, (trecho do forte de Pau Amarelo), na praia do Pau Amarelo no Município do Paulista Abertura: 21 de janeiro de 2010 às 10:00 hs. O Edital na íntegra encontra-se à disposição dos interessados, no Prédio Sede da Prefeitura Municipal da Cidade do Paulista – Departamento de Licitações, no endereço: Praça Agamenon Magalhães, S/N – Centro – Paulista-PE. Horário: 08:00 às 13:00hs mediante entrega de pen drive ou Cd ROM. Alexsandro de Souza Ferreira – Presidente da CPL III/CS.Paulista, 21 de dezembro de 2.009.


Nenhum comentário: