quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PARA QUE ORELHÕES SE NINGUÉM USA MAIS!

Os orelhões no Brasil parecem-me que estão com os dias contados em face do avanço da telefonia celular e suas promoções, vejamos: A operadora TIM oferece uma promoção a R$0,50 ( Cinquenta Centavos ) por tempo ilimitado ligações de celular para fixo, e a R$0,25 ( Vinte e Cinco Centavos ) de celular para celular para em todo o Brasil. Ora se as promoções são cada vez mais vantajosas para que mesmo usar o orelhão.
Todos os dias, pelo menos 20 orelhões indefesos são destruídos nas ruas da nossa cidade por vândalos e criminosa contra o patrimônio público, e ninguém liga mais para isso pois eu tenho o celular para que orelhão! Na foto cidadão falando ao celular de frente para os orelhões
Os primeiros TPs de pagamento antecipado, foram instalados na área da CTB, na cidade de Santos em São Paulo, a partir de março de 1934, onde eram usadas moedas de 400 réis. Em 1945, devido à mudança da moeda brasileira, a Companhia modificou o dispositivo interno dos aparelhos, que passaram a funcionar com duas moedas de 20 centavos. Para as primeiras experiências, esses novos aparelhos foram colocados na Galeria Cruzeiro, no Rio de Janeiro. Os telefones mais modernos e primeiros orelhões foram inaugurados em janeiro de 1972 nas cidades de São Paulo e no Rio de Janeiro. O design em forma de concha foi inventado pela arquiteta naturalizada brasileira Chung Ming Silveira, na época chefe de engenharia da Companhia Telefônica Brasileira.
Antes da implantação do cartão telefônico, as ligações eram feitas com fichas telefônicas em um sistema ainda mais atrasado do o já existente hoje nos Estados Unidos que é o sistema de alimentação com moedas. Com o avanço da tecnologia os orelhões só servem mesmo agora para anúncios de prostituta e para proteção em dias de chuvas, o triste fim do orelhão está com os seus dias contados.

Nenhum comentário: