Aproximadamente um terço das pessoas que votarão, no dia 3 de outubro, tem entre 18 e 29 anos. São 30% dos eleitores do país, capazes de definir, numericamente, qualquer disputa para qualquer cargo. Apesar de ter tanta importância no eleitorado, o número de políticos eleitos nessa faixa etária é relativamente pequeno. Desde as eleições de 1989, o Brasil teve apenas 3% de deputados federais com até 29 anos. Na foto a candidata a deputada federal por Alagoas CLAÚDIA PETUBA.
Se a juventude tem sido, historicamente, excluída da participação no poder e se ainda há preconceito contra o jovem para cuidar do futuro do país, as eleições de 2010 podem representar um começo de virada nesse quadro. Para se ter uma idéia, nesse ano, 14 jovens entre 18 e 20 anos apresentaram ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suas candidaturas para os cargos de deputado federal e estadual nas eleições de outubro. Serão rejeitadas, pois aos 18 só se pode concorrer a vereador. No entanto, o número demonstra o crescente interesse da população mais jovem em exercer, também, os seus direitos políticos.Já na faixa etária entre os 21 e 24 anos, os números são realmente animadores. Em 2006 eram 161 candidatos, em 2010 são 314, um aumento de quase 100% na quantidade de representantes da juventude para os cargos de deputado federal e estadual em todo o país. A onda crescente de candidatos jovens vem crescendo ano a ano, e o que é bom é as suas idéias revolucionárias inovadoras isentas de qualquer falha, um extremo recheados de caras pintadas fixas limpas autênticos incontestáveis.
Existe vários tipos de Voto: O voto, Cabresto é aquele que é levado pela furças a votar em um determinado candidato, o voto tiririca é o voto da gozação e da insatisfação, voto de vingança é o voto contra determinado candidato e o voto da paixão é o voto pela beleza.
sábado, 2 de outubro de 2010
ESSA NOVA GERAÇÃO DE JOVENS CADIDATOS VEM PARA FICAR, E É A CARA DO BRASIL.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário