quarta-feira, 23 de junho de 2010

A TRAGÉDIA SE REPETE EM SÃO JOSÉ DA LAGE EM ALAGOAS E PALMARES PERNAMBUCO A MAIS DE 41 ANOS ATRÁS!

Já são 70 mil pessoas desabrigadas´só em Alagoas e vários desaparecidos em todo o Estado por conta das chuvas. No geral, são 17 municípios atingidos pelos estragos provocados pelas águas e a situação é preocupante. Em 15 deles, o governador Teotonio Vilela já decretou estado de calamidade pública e disse que Alagoas vive uma tragédia. Em Paulo Jacinto, a Defesa Civil informou que uma idosa de 60 anos morreu soterrada, na madrugada deste sábado, após a casa dela desabar com as fortes chuvas. O imóvel estava localizado na Rua São José, no bairro Nossa Senhora das Graças. Um jovem foi levado pela correnteza em Joaquim Gomes e ainda está desaparecido. Parte do hospital Marina Lamenha, de Paulo Jacinto, também desmoronou na manhã deste sábado. Ninguém se feriu e os pacientes foram transferidos às pressas para outra unidade de saúde. O local está isolado porque ainda há risco de novos desabamentos. O governador Teotonio Vilela Filho informou, em entrevista à Rádio Jornal AM, na manhã deste sábado, que viaja na segunda-feira a Brasília para pedir ajuda federal ao presidente Lula. “Segunda-feira eu estarei em Brasília para falar com o presidente. Nossas estradas estão precárias, a situação está difícil”, afirmou Teotonio Vilela. O presidente Lula, sensibilizado, já garantiu o apoio.
A tragedia anunciada nos anos 60 ocorrido a 41 anos atras foi a que se deu na cidade de São José das lages, no dia 14 de Março de 1969 veio abaixo toda cidade.
Uma enchente no Rio Canhoto ultrapassou seus limites e, invadindo ruas e vielas, causou mais de mil mortos, derrubando centenas de residências e prédios comerciais e até hoje é uma tragédia inesquecível.
As autoridades sabiam e tinha conhecimento do fenômeno da natureza que se repete em 40 a 40 anos como fenômenos das mares, mas ninguém faz nada. O primeiro passo de providências seria construir as cidades acima do nível dos rios, construi piscinões ou represas, pois o fenômeno irá acontecer novamente. Veja o caso de Palmares já aconteceu uma cheia que arrasou a cidade a anos atrás e agora está. Ninguém faz nada com relação a prevenção.

Nenhum comentário: