domingo, 29 de janeiro de 2012

O RISCO EM SANTOS E RIO DE JANEIRO CONTINUA RONDANDO PRÉDIOS TORTOS.

Na cidade do Rio de janeiro existe hoje vários edifícios tortos, em situação de risco. Na orla de Santos São Paulo. Moradores denunciam uma situação muito assustadora, são muito os prédios que estão tortos. As fotos comprovam claramente essa situação caótica por todo o Brasil, o mais incrível é que todos os indícios que aparecem nas fotos estão habitados. Pelo seu caráter litorâneo e pelo fato de ter sido construída em parte sobre antigos terrenos de manguezais, a cidade de Santos tem um perfil de solos dos mais difíceis no país para a construção de fundações. Por este motivo, uma série de edifícios foram erigidos ao longo do século XX (especialmente a partir da década de 1960) com fundações executadas a partir de equívocos de sondagem ou de projeto. A especulação imobiliária surgida com a explosão do veraneio em Santos foi a responsável por tais erros, já que os edifícios eram construídos rapidamente para abrigar muitos veranistas. Com o tempo, tais edifícios passaram a sofrer acentuados recalques diferenciais: tornam-se "tortos" (ou seja, perdem o prumo) aos olhos dos pedestres situados na praia.
Recentemente os "prédios tortos" da orla de Santos estão virando atração turística: são cerca de 90 prédios com esta característica. Estão concentrados na orla do Boqueirão, Embaré e Aparecida. O reaprumo ou a implosão e reconstrução são soluções possíveis. A primeira opção, menos impactante que a segunda, já se exerimentou com sucesso no edifício que era considerado o mais inclinado da orla (o denominado 'Núncio Malzoni', no bairro do Embaré), o qual tinha mais de 2 metros de inclinação do topo em relação à base (a inclinação da Torre de Pisa é de aproximadamente 4 metros). Nesse sentido, a prefeitura busca, junto ao governo federal, uma linha de crédito especial para resolver esse problema tão específico de Santos.
Duas características chamam a atenção dos turistas em Santos: os jardins da praia e os famosos prédios tortos. Não há quem passe na orla marítima sem perceber a inclinação de muitos edifícios. A maioria se encontra na Avenida Bartolomeu de Gusmão ( entre a Avenida Conselheiro Nébias e o canal 6). São eles os edifícios Nuncio Malzone, 14; Excelsior, 22; Marazul, 53, Íris, 60 e Maembi, 65. Mas há quem brinque com a situação. O zelador do prédio Malzone, Manoel Lourenço, sugere ironicamente a cobrança de ingressos para ver os prédios, lembrando a Torre Di Pisa que faz tanto sucesso na Itália. Manoel diz que os moradores acabam se acostumando com isso. "Faz 12 anos que moro aqui. No começo eu estranhava, pois não podia encher a xícara de café até a borda senão o líquido acabava derramando. Agora eu não percebo mais".
Porém, há aqueles que se acostumam rapidamente, como é o caso do zelador do Edifício Íris, Olívio Barreto. Ele mora [há] seis meses no último andar e comenta alguns fatos engraçados. Entre eles, de bolinhas de gude que saem correndo para o lado da inclinação e o de pessoas que não estão acostumadas e quando vão ao corredor acabam andando inclinadas. Os moradores do prédio Maembi solucionaram esses problemas nivelando os pisos dos apartamentos. "Assim os móveis não correm", afirma José da Cunha, auxiliar de zelador. Há aqueles que não gostam ou não "podem" falar sobre o assunto. É o caso da faxineira do Prédio Excelsior, que não quis se identificar. Ela diz que o zelador várias vezes a repreendeu por comentar esses fatos com outras pessoas. Mesmo assim, ela conta: "Fazer faxina é um horror, pois a água vai toda para o mesmo lado, até no andar térreo".
O zelador do Excelsior, Fernando Pereira, desmente: "Tudo está normal". O proprietário da Academia de Ginástica Progressão, Tácito Pessoa, que funciona no Excelsior, mas na área voltada para a Avenida Siqueira Campos, diz estar no local onde há menos inclinação. Ele afirma que foi preciso nivelar o piso, mas, mesmo assim, há um canto da sala em que o peso de fazer exercícios, às vezes, sai rolando. Esses prédios tortos como são chamados, é um risco muito grande, pois qualquer obra ou peso a mais do lado da inclinação é possível acontecer vários desastre com mais quedas de prédios, bastando para tal que exista acomodações do terreno.

ESTADOS UNIDOS DA AMERICA QUER CENSURAR A INTERNET DO MUNDO INTEIRO!

Uma lei estadunidense para censurar a Internet via direitos autorais, nos moldes do AI-5 digital proposto pelo deputado Eduardo Azeredo (PSDB-SP) no Brasil, está gerando protestos no mundo todo. Os protestos contam com a adesão desde organizações sem fins lucrativos e colaborativas como a Wikipédia (cujo conteúdo seria inviabilizado com a lei), até corporações como o Google. No Brasil, mais de 300 sites "fizeram greve" e retiram seu conteúdo do ar por um dia, para ilustrar o "apagão" que a lei draconiana produziria em sites submetidos à lei se passasse no Congresso Estadunidense. Enquanto cidadãos preocupados, apelamos aos senhores e senhoras para que lutem por uma Internet livre e aberta, e votem contra o Ato de Proteção à Propriedade Intelectual (PIPA) e a Lei de Combate à Pirataria Online (SOPA). A Internet é uma ferramenta muito importante para as pessoas ao redor do planeta trocarem ideias e trabalharem coletivamente na construção de um mundo que todos queremos. Insistimos que mostrem uma verdadeira liderança global e façam tudo que estiver ao seu alcance para proteger esse pilar fundamental das nossas democracias mundo afora. ( Artigo extraído do Blog dos amigos do Presidente LULA ).


Devemos lutarmos para garantir o direito de um cidadão ao comprar uma musica ou filme original poder compartilhar na internet, o que não pode é a comercialização desordenada de um determinado produto ou reprodução vendida ou pirateado, mas a divulgação pela internet de qualquer obra adquirida por uma pessoa tem que ser aberta. Exemplo: Uma pessoa compra um livro, sendo lógico ter direito de emprestar esse livro a uma outra pessoa, ou revender esse livro no seu original, isso tem que ser garantido.

sábado, 28 de janeiro de 2012

PIRANHAS, UM BOM ROTEIRO TURÍSTICO NAS FÉRIAS DE JULHO, VALE À PENA VER.

 VISTA DE PIRANHAS

Um passeio de trem entre o centro histórico na cidade de Piranhas no Estado de Alagoas e o Lago de Xingó na divisa com o Estado de Sergipe é o mais novo atrativo turístico da cidade sertaneja banhada pelo Rio São Francisco. Outro atrativo turístico é o banho e passeio de escuna através dos "Canyons de Xingó". Afinal, é um passeio que faz parte das atrações turísticas de quem visita Piranhas. A “maria fumaça” de origem alemã que irá transportar os vagões de passageiros percorrerá toda a linha férrea totalmente recuperada, reutilizando inclusive trilhos removidos de Maceió por causa das modificações relacionadas ao funcionamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A máquina, fabricada em 1929, chegou em Piranhas  carregada por uma carreta movido a lenha e água, o trem a vapor foi cedido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em regime de comodato, à prefeitura da cidade, onde o último apito da maria fumaça ecoou no fim de março de 1964. Importante entreposto comercial, Piranhas era parada obrigatória para o envio de produtos que deveriam ser entregues Sertão afora. As mercadorias chegavam no trem ou nas embarcações que subiam o Rio São Francisco, caminhos que no sentido contrário escoavam o que era produzido no Semiárido nordestino. Piranhas ficou nacionalmente conhecida por ser a cidade onde a cabeça de Lampião, e outros do seu bando, ficaram expostos após decapitação. Em Piranhas também foi rodado o filme Baile perfumado, com o mesmo tema do Cangaço. No museu da cidade pode ainda ser visto várias fotos do bandido Lampião. Inclusive a famosa foto que mostra o empilhamento das cabeças na escadaria da prefeitura do município. Neste mesmo museu trabalha hoje, como auxiliar, um dos policiais que, na época, mataram Lampião e seu bando.

  

CANYON DE XINGÓ/AL

A viagem que o último imperador do Brasil, Dom Pedro II, fez pela região do Baixo São Francisco, a bordo de um navio chamado “vapor” e em lombo de burros e cavalos, há 153 anos, acaba de ser resgatada e transformada no roteiro turístico batizado como Caminhos do Imperador. “Na verdade, foi a partir da sua visita em 1859 que se iniciou um ciclo de avanços para toda a região com o estabelecimento da navegação a vapor em 1867”. A visita de Dom Pedro II a piranhas e as cidades ribeirinhas foi através de expedição oficial com trajeto percorrido no século passado, partindo da foz do São Francisco, na cidade Alagoana de Piaçabuçu, até a cidade de Piranhas. Esta última cidade, juntamente com Canindé do São Francisco e Paulo Afonso marcam a tríplice fronteira entre os estados de Alagoas, Sergipe e Bahia, também banhadas pelo rio da integração nacional. Foram 208 quilômetros de navegação pelo Baixo São Francisco, percorrido por Dom Pedro II, antes desbravador das águas cor de esmeralda sob sol escaldante.

MUSEU DO CANGAÇO

Também foi uma oportunidade para se aventurar em meio a desfiladeiros de tirar o fôlego, ou descortinar paisagens como as dos municípios de Piranhas e Penedos, que de tão belas foram tombadas como patrimônio histórico e paisagístico nacional. A melhor época para conhecer esse roteiro entre Piranhas e Paulo Afonso, é nos meses de junho a Setembro, periodo do inverno com temperaturas amenas.
Às margens do rio São Francisco, é um lugar pacato com pousadas, hoteis e que guarda em suas ruas e em seu casario antigo, histórias de um passado marcado pela era do famosos Lampião e Maria Bonita e a seu bando. Piranhas é preservada até hoje todas as características da época colonial de Dom Pedro II. Por esta razão, é um verdadeiro convite para conhecer bem de perto todas as histórias e fatos que tanto encantam os turistas. A Grota de Angico, onde o cangaço teve seu fim, é um dos lugares mais emblemáticos. Nesse ponto, foram mortos o rei do cangaço e seus companheiros. Para chegar até o exato local do fato, é necessário boa disposição para caminhar e seguir uma trilha conduzida por um guia especializado na caatinga, que relata aos visitantes toda a saga sobre a captura do bando de Lampião, desde a organização da volante policial que saiu de Piranhas à procura dos cangaceiros até sua decapitação. As cabeças degoladas de Lampião e seu bando foram expostas, após a chacina, em 1938, nas escadarias do antigo Palácio Provincial em Piranhas, onde hoje é a prefeitura municipal. Este episódio foi registrado com inúmeras fotos que rodam o mundo, causando grande repercussão. E a cidade entrou para a história como palco do fim do cangaço, e cohecida como a rota do cangaçõ. E a cidade entrou para a história como palco do fim do cangaço, e conhecida como a rota do cangaço. O roteiro é simples com boa estrada saíndo de Recife, e pode ser feito de carro ou de avião, basta pegar a BR 232 até Garanhuns, depois seguir no sentido Paulo Afonso Bahia, muito antes da da divisa entrar na cidade de Inhapi ou Delmiro Gouveia, depois é só seguir reto até Piranhas do lado de Alagoas, ( Distância 443 Km, 5horas e 45min ).

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SEU LUCAS ERA O SIMBOLO DA PROFISSÃO DE TAXISTA EM PERNAMBUCO. ISSO NÃO PODE FICAR ASSIM!


Manifestação contra assassinato de "Seu Lucas" ganha ruas do Recife. Taxistas somam cerca de 50 carros em carreata. 24/01/2012 12:13 - HENRIQUE FERREIRA - com informações de JÚLIA VERAS da Editoria de Grande Recife. Um grupo de parentes e amigos, revoltados e comovidos, saíram em carreata na manhã desta terça-feira (24) num ato de protesto contra o assassinato do taxista Amaro Bernardo da Silva, de 59 anos, mais conhecido como "Seu Lucas", encontrado morto dentro do seu veículo, na madrugada desta segunda-feira (23). "Seu Lucas" era o proprietário do último táxi Fusca do Recife. Os manifestantes seguem em carreata com cerca de 50 carros, puxados por um táxi com um caixão amarrado em cima, simbolizando a violência sofrida pela classe na cidade. Após passarem em frente ao Hospital da Restauração, eles seguem em direção à Avenida Conde da Boa vista. O trânsito está bastante complicado no local.
Nesse momento a carreata segue para o Palácio do Campo das Princesas, mas homens da CTTU e PM tentam impedir a passagem dos manifestantes. Próximo destino é o prédio da Secretaria de Defesa Social (SDS).

OPINIÃO: A carreira de taxista encontra-se em extinção na cidade do Recife, ninguém se arrisca a pegar passageiro a noite, nem mesmo para local esmo. O Seu Lucas como era carinhosamente chamado, foi uma verdadeira lenda viva do taxista Pernambucano, principalmente pela sua tragetória como profissional Taxista. Seu Lucas trabalhava a mais de 30 anos pelas ruas do Recife, e estava perto de se aposentar. Muita gente que desenvolve outras profissões se aposenta e vai trabalhar com um taxista para juntar alguns trocados extras. Essa questão é muito maior, pois é sabido que taxistas são assassinados barbaramente nas ruas do Recife e do Brasil e ninguém faz nada. Quantos taxistas já foram mortos nos últimos 30 anos nas ruas do Recife? No mínimo esse marginal assassino que extingui a vida de Seu Lucas tem que ser encontrado a quaisquer custos, e preso.  Seu Lucas era um exemplo de luta da profissião, não pode ficar em vão a sua morte de maneira trágica.  ( Parte do Artigo foi extraído da Folha de Pernambuco ).

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, COMETE DANO GRAVE AO MEIO AMBIENTE E PODE SER MULTADA EM ATÉ R$250.000,00.


De R$ 50 mil a R$ 250 mil. Esse é o valor da multa que a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) pode pagar pelo desmatamento irregular de uma área do campus, nas proximidades do Departamento de Pesca. A derrubada da mata ocorreu para permitir a construção de uma biblioteca de 1.860m². A universidade, que forma anualmente profissionais especializados em preservar o meio ambiente, no curso de Engenharia Florestal, cometeu uma infração por conta da supressão irregular da área de vegetação nativa, o que afetou tanto a fauna local quanto os lençóis freáticos. Pela fato de a área se tratar de mata fechada, o espaço ainda contribuía para a formação de um microclima, controlando a umidade da região. "A área desmatada foi descoberta por uma vistoria da brigada ambiental que imediatamente entrou em contato conosco da Seman", explica o engenheiro agrônomo e funcionário da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura do Recife (Seman) Roberto Luis. A brigada ambiental, responsável por vistorias diárias em toda a cidade, esteve no campus da UFRPE nesta quarta-feira (18) à tarde. No local, os oficiais observaram uma movimentação estranha. O grupo verificou se a construção tinha a devida licença na prefeitura e, diante da resposta negativa, foi solicitada a imediata paralisação da obra. ( Artigo extraído do Diário de Pernambuco do dia 20/01/2012 ).

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

MÉDICO E EX-DEPUTADO TALVANE ALBUQUERQUE É CONDENADO A 103 ANOS DE PRISÃO EM REGIME FECHADO.


Após treze anos de espera, em julgamento emblemático, o ex-deputado federal Talvane Albuquerque, apontado como mentor do assassinato da também deputada federal e médica Ceci Cunha foi condenado pelo júri a uma pena de 103 anos e quatro meses de prisão em regime fechado. Além da prisão, a condenação obriga o réu a pagar R$ 100 mil de indenização à família. O caso ganhou repercussão nacional e foi acompanhado por todo o Brasil. Nas palavras do juiz federal André Tobias Granja, as vítimas não tiveram chance de defesa, uma vez que os, agora condenados, invadiram a cena do crime usando armas de gorro calibre. Granja descreveu como fria e brutal a ação dos criminosos e lembrou que os autores materiais estavam dispostos a matar todas as pessoas que estivessem na cena do crime. Os assessores de Talvane, Jadielson Barbosa e José Alexandre (o Zé Piaba), considerado os autores materiais tiveram pena fixada em 105 anos de prisão também em regime fechado. Ambos foram condenados por quatro homicídios qualificados. Ainda na interpretação dos jurados Alécio Alves Vasco e Mendonça Medeiros tiveram na conhecida Chacina da Gruta “participação de menor importância” e, por esta razão, foram condenados a uma pena de 87 anos e três meses, e 75 anos e sete meses, respectivamente. A participação destes dois envolvidos teria sido de indicar as vítimas e ajudar na fuga de Jadielson e Zé Piaba. Como não há prisão especial para que o regime seja cumprido efetivamente no Estado, a defesa de Talvane, único condenado com nível superior, solicitou que Talvane cumprisse pena domiciliar. O pedido foi concedido pelo juiz Tobias Granja que presidiu a sessão nestes três dias de julgamento. Ceci Cunha foi assassinada em 1998 no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió (AL), no dia em que foi diplomada deputada federal. Além dela, também foram mortos seu cunhado, Iran Carlos Maranhão, seu marido Juvenal Cunha, e a mãe de Iran, Ítala Maranhão. O episódio ficou conhecido como “Chacina da Gruta”. O Ministério Público Federal (MPF) acusou o então deputado Pedro Talvane, suplente de Ceci Cunha na Câmara, de ser o mandante do crime. A motivação seria a de assumir a vaga da deputada na Câmara Federal. A demora no julgamento do caso ocorreu em razão dos inúmeros recursos e de discussões acerca da definição da competência, se seria da Justiça Estadual ou da Justiça Federal. ( Site Alagoas 24 horas ).

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MÃE DO MODELO DANIEL ACUSA PROGRAMA BIG BROTHER E REDE GLOBO DE RACISMO.



Para Maria Aparecida Echaniz, todo BBB tem movimento sob o edredon e nunca ninguém foi expulso. Agente do modelo coloca a culpa em Monique: "Ela estava dando mole para ele e agora não quer admitir que amor na casa". A expulsão do modelo Daniel Echaniz do Big Brother Brasil 12, sob a suspeita de ter abusado de Monique, sua colega de confinamento, após uma bebedeira na primeira festa, começa a ganhar contornos de batalha judicial. Embora a direção da TV Globo tenha tomado o cuidado de evitar a palavra “estupro” – justificou a expulsão por comportamento inadequado às regras do programa -, a mãe do modelo, Maria Aparecida Echaniz, considerou injusta a exclusão e atribuiu o desfecho do caso a racismo. “Movimentação debaixo de edredom sempre aconteceu, em todos os BBBs. Por que só ele foi expulso desta vez?”, questionou Maria Aparecida. “Ele é negro, então começa a formar o quebra-cabeça, não tem muito o que explicar: isso é discriminação. Se ele foi expulso pelo que aconteceu debaixo do edredom, então os dois deveriam ter sido excluídos, porque ele não fez nada sozinho.” Maria Aparecida diz que ainda não conversou com o filho e que ninguém da Rede Globo ou da direção do BBB a procurou para dar explicações. “Talvez não queiram me abalar, não sabem como vou receber a notícia, mas o fato é que já estou informada, pela TV e pela imprensa, que começou a me ligar”, afirmou. Embora ainda não tenha tomado decisões sobre o que fazer, ela não descarta uma ação na Justiça. “Não vou tomar nenhuma decisão agora, vou esperar a cabeça acalmar, descansar, porque não durmo desde ontem”, explicou. “Depois é preciso pensar no que fazer, porque nada nesse mundo é de graça.” Maria Aparecida diz ter certeza de que o filho não estuprou Monique. “Ele é alegre, nunca deu trabalho na vida, sempre foi estudioso e verdadeiro, nunca falou de ninguém pelas costas”, afirma. “Não é por ser meu filho, não, mas ele é uma pessoa muito correta.” Daniel Echaniz, após a eliminação, foi encaminhado para um hotel, onde está à disposição do delegado que investiga a suspeita de estupro. A mãe diz que ele também prestaria depoimento, mas não sabe dizer se já foi ouvido. Maria Aparecida diz estar assustada com a proporção que o caso tomou. "Eu e meus outros filhos estamos mal, não tenho nem dormido direito”, afirmou. “Imagino que a mãe da Monique esteja passando pela mesma coisa, ninguém gosta de ter um filho exposto dessa forma.” “Deu mole” – Quem também saiu em defesa de Daniel na tarde desta terça foi seu agente, Sérgio Mattos. Dono da agência 40 Graus e conhecido como um dos maiores caça-talentos do Rio, ele não acredita em estupro e diz que Daniel "é do bem". "Ele sempre foi um ótimo profissional, fez bons trabalhos com o Mario Testino, fotografou com Isabeli Fontana, Raica... Todo mundo elogia ele, nunca teve nenhum problema de comportamento”, explica. “Ele estava bem na carreira internacional, morava em Milão, mas voltou ao Brasil para morar em São Paulo e estudar teatro." ( Artigo extraído do Site da Revista Veja ).

domingo, 15 de janeiro de 2012

SERÁ NESTA SEGUNDA-FEIRA 16/01 O JULGAMENTO DOS MATADORES DA DEPUTADA FEDERAL POR ALAGOAS CECI CUNHA.


TALVANE ALBUQUERQUE MANDANTE DO ASSASINATO DE CECÍ CUNHA FOTOS ACIMA

A Rádio Cidade FM, 87,9 mhz e o Sertao24horas transmitirão ao vivo, a partir das 9h de segunda-feira (16/1), o julgamento dos acusados do assassinato da Deputada Federal Ceci Cunha da cidade de Arapiraca e de três de seus familiares, ocorrido em dezembro de 1998, os internautas poderão assistir ao desfecho de um caso que se arrasta há 13 anos e que, em razão dessa demora, foi incluído no programa Justiça Plena. Criado pela Corregedoria Nacional de Justiça, o Justiça Plena tem o objetivo de monitorar e acelerar a tramitação de processos de grande repercussão social, mediante apoio administrativo aos tribunais. O julgamento, a cargo da 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Maceió, será realizado no auditório da sede da Justiça Federal, que fica no Bairro Serraria da capital alagoana. Ceci Cunha, que era médica, foi assassinada a tiros em 16 de dezembro de 1998, horas depois de ser diplomada deputada federal por Alagoas. Os outros mortos foram o seu marido, Juvenal Cunha; o cunhado, Iran Carlos Maranhão; e a mãe de Iran, Ítala Maranhão. No momento do crime, as vítimas preparavam uma comemoração na casa de Iran, no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió. Investigações levaram o Ministério Público Federal (MPF) a denunciar, como mandante do assassinato, Pedro Talvane Luís Gama de Albuquerque Neto. Ele era suplente de Ceci Cunha e, com a morte da parlamentar, assumiu em seu lugar o mandato de deputado federal. Por seu envolvimento no crime, foi cassado pela Câmara dos Deputados em 1999. Como executores do assassinato, o MPF denunciou assessores e seguranças de Talvane. São eles Jadielson Barbosa da Silva, Alécio César Alves Vasco, José Alexandre dos Santos e Mendonça Medeiros da Silva. Todos os cinco réus começam a ser julgados na segunda-feira. Justiça Plena - A Corregedoria Nacional de Justiça lançou o programa Justiça Plena em novembro de 2010, após receber da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República pedido de contribuição para o andamento de processos de alto relevo social que tramitavam lentamente, sobre os quais a Corte Internacional de Direitos Humanos exigia resposta do Brasil. O caso Ceci Cunha foi um dos primeiros incluídos no programa, em janeiro de 2011. Além da Corregedoria Nacional de Justiça, o programa Justiça Plena tem outros protagonistas: Ministério da Justiça (MJ), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Advocacia- Geral da União (AGU), Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública da União e dos Estados e a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC). Inicialmente, os realizadores do programa definiram como meta acompanhar 200 processos até o fim de 2012. O acesso pleno aos processos acontece por meio do Sistema de Acompanhamento de Processos de Relevância Social (SAPRS) e é concedido apenas aos representantes cadastrados, que podem consultar e atualizar o banco de dados. A Corregedoria Nacional de Justiça faz a inclusão dos processos que são de interesse público e têm potencial para repercutir na sociedade, a exemplo do caso Ceci Cunha. ( Artigo extraído exclusivo do Site Sertão 24 hora ).

LINK DO JULGAMENTO AO VIVO NESTA SEGUNDA 9:00HORAS:

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

HONORÁRIO NÃO É GORJETA!


Há uma prática infeliz que a advocacia nacional, em especial a alagoana, precisa resolver mediante diálogo, mantendo o respeito com o nosso Poder Judiciário, mas sem o ranço da subserviência ou do silêncio pernicioso. Trata-se da visão de que “honorário advocatício é gorjeta”, que emana dos atos de alguns magistrados. Como assim? – Explico. Nós, advogados e advogadas, temos direito a até 30% de honorários, sendo que na prática este valor atinge em média 20% sobre as causas em que advogamos. Honorários frutos de uma negociação franca, aberta e legal. Não há nada de desonesto, nem de vergonhoso, muito menos de ilícito nesta remuneração. Todos os profissionais cobram por seus serviços, e isto não se discute. É claro que a advocacia Pro Bono, na qual o advogado atua de forma gratuita e voluntária, deve ser estimulada. É também fato que as Defensorias Públicas precisam ser em muito ampliadas em Alagoas e no Brasil.Todavia, em nada desabona o advogado receber valores justos pelos seus serviços. Mas em Alagoas alguns magistrados vêm arbitrando os honorários advocatícios na sentença da causa ora em julgamento, fato que extrapola suas atribuições e que, em inúmeros casos, obriga o rebaixamento de nossa remuneração. Menos mal se este ato de arbitrar respeitasse nosso quinhão legal mediano entre 20% e 30% do valor da causa.

Só que em incontáveis casos, alguns magistrados estabelecem em suas sentenças valores irrisórios de honorários para os advogados que atuam durante anos em um processo, inclusive sendo responsabilizados quando de seu malogro. Sim, porque se a causa é vitoriosa, o cliente recebe o que tem direito. Mas se a causa naufraga por suposta imperícia do advogado, é ele quem responde pelo valor integral da contenda. Há casos de profissionais que atuam em causas de grande monta e que, ao saírem vitoriosos, acabam recebendo ninharias inferiores a 1% do valor do processo, já que estabelecidas nas sentenças pelos juízes. Não podemos continuar aceitando este ato que fere nossa dignidade profissional. Apelamos às entidades respeitáveis como Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) e a Associação dos Magistrados de Justiça do Trabalho (Amatra) da 19ª Região para que corrijamos esta grave distorção. ( Por: » WELTON ROBERTO – professor da Ufal e membro da Comissão Nacional de Prerrogativas e Valorização da Advocacia - Opinião Gazeta de Alagoas ).