sábado, 30 de julho de 2011

GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS AFAGA MORADORES DE CANAPÍ EM ALAGOAS E PEDE TELEFONE PARA PROVIDÊNCIAS. GOVERNADOR DE ALAGOAS TEOTONIO VILELA IGNORA O ASSUNTO.


  Um grupo de cidadãos canapienses se deslocou ao município de Arapiraca-AL para protestar em defesa da pavimentação asfáltica da BR-316, que liga o município a cidade de Inajá - Pernambuco a Canapí e Carié em Alagoas, na ocasião da visita da Presidente Dilma Rousseff no lançar o programa Brasil sem miséria no ultimo dia 25 .
Os moradores de Canapí em Alagoas desde o primeiro momento se aproximaram do palco e assim que começou o pronunciamento do Governador Teotônio Vilela foi erguida a camiseta do protesto, com dizeres já que foram impedidos de entra com faixas.
Ao final do evento, todos voltaram para casa com a esperança de ter ganho mais um aliado na luta pelo desenvolvimento do seu município e com o sentimento de dever cumprido, pois conseguiram também entregar ao Governador Eduardo Campos e ao Assessor da Presidente da República um DVD de imagens da BR, uma cópia do texto do abaixo assinado e uma cópia do termo de compromisso firmado durante o protesto do dia 09 de junho, o qual inclusive já expirou mais em comum acordo foi acrescido de mais 30 dias, devido a suspensão de todas as licitações do país.
O governador de Alagoas Teotônio Vilela proferiu um longo discurso de quase uma hora e em momento algum deu a mínima atenção aos moradores de Canapí e suas reivindicações, ao contrário do Governador do Estado de Pernambuco, Dr. Eduardo Campos que leu atentamente os dizeres da camiseta e pediu que o grupo enviasse telefones para contato, o mesmo ainda recebeu a camisa e fez alguns questionamentos ao governador Teotônio Vilela que desconversou o assunto. ( Artigo extraído do Blog de Márcio Martins ).

quinta-feira, 28 de julho de 2011

LAMPIÃO REI DO CANGAÇO COMPLETOU 73 ANOS DE SUA MORTE.

LAPIÃO AO CENTRO E MARIA BONITA A DIREITA

JORNALISTA  MELCHIADES DA ROCHA
TENENTE BEZERRA A DIREITA DE FRENTE
Virgulino Ferreira, Lampião, ( 1898- 1938 ), foi morto na gruta de angicos Estado de Sergipe em 28 de julho de 1938, pela volante do Tenente JOÃO BEZERRA DA SILVA, natural de Afogados da Ingazeira Estado de Pernambuco e nascido em 24 de julho de 1898 e pai do meu amigo e colega JOÃO BRITO. O cangaceiro VIRGULINO FERREIRA DA SILVA, nasceu em 4 de junho de 1898 na cidade de Vila Bela, atual Serra Talhada, no semi-árido do estado de Pernambuco e foi o terceiro filho de José Ferreira da Silva e Maria Lopes. Madrugada de 28 de julho de 1938.
O sol ainda não tinha nascido quando os estampidos ecoaram na Grota do Angico, na margem sergipana do Rio São Francisco. Depois de uma longa noite de tocaia, 48 soldados da polícia de Alagoas avançaram contra um bando de 35 cangaceiros. Apanhados de surpresa - muitos ainda dormiam -, os bandidos não tiveram chance. Combateram por apenas 15 minutos. Entre os onze mortos, o mais temido personagem que já cruzou os sertões do Nordeste: Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião.
Era o fim da incrível história de um menino que nasceu no sertão pernambucano e se transformou no mais forte símbolo do cangaço. Alto - 1,75 metros -, pele queimada pelo inclemente sol sertanejo, cabelos crespos na altura dos ombros e braços fortes, Virgulino fez parte do cangaço, um fenômeno social ocorrido no final do século XIX e início do século XX, resultado da grande concentração de terra e péssimas condições socias do Nordeste brasileiro, onde grupos de homens se armavam e praticavam ações violentas, muito bem demosntrado na novela das 18:00 hora exibida pela globo, "CORDEL ENCANTADO".
Lampião era praticamente cego do olho direito e andava manquejando, por conta de um tiro que levou no pé direito. Destemido, comandava invasões a sítios, fazendas e até cidades. Dinheiro, prataria, animais, jóias e quaisquer objetos de valor eram levados pelo bando. A tentativa de explicar a morte de Lampião levanta controvérsias e alimenta a imaginação, dando origem a várias hipóteses acerca do fim de seu "reinado" nos sertões nordestinos.
O famoso jornalista “Melchiades da Rocha”; que foi meu tio, em sua brilhante obra " bandoleiros das caatingas " editora Francisco Alves, narra em detalhes, todos os aspectos da morte de Lampião, inclusive salienta as entrevistas que fez com o soldado Honorato e demais membros das volantes, na época do famoso evento. A proposito o Jornalista Dr. MECHIADES DA ROCHA foi o único jornalista do mundo a dar o furo de reportagem em primeira mão no Jornal a Noite do Rio de Janeiro. Nem os jornais de Pernambuco, Alagoas e Sergipe conseguiram tal feito. O fato foi que o comandante militar da região que comandava o Tenente Bezerra era nada mais e nada menos que primo do jornalista Melchiades da Rocha que por sua vez era irmão do então Prefeito de Santana do Ipanema, e aí ficou tudo mais facil. Trouxeram as cabeças do bando de madrugada a Santana do Ipanema a mando do Cel Lucena que por sua vez na chegada a local proximo a Santana pela madrugada mandou trazer o Melchiddes para fazer toda reportagem. Ao raiar do sol o Jornalista Melchiades da Rocha pegou um vôu fretado pelo jornal a noite em hidroavião de Maceió para o Rio.



OUTRAS VERSÕES DA MORTE DE LAMPIÃO:



Numa noite chuvosa de inverno, escuro e “frio de matar sapo”, as volantes alagoanas, guiadas por Pedro de Cândido e seu irmão Durval, cercaram a grota dos Angicos na madrugada de 28 de julho de 1938. Na hora em que Lampião e mais alguns poucos cabras ( provavelmente três ) beberam o café, Lampião caiu sentado na rede, revirando os olhos e morreu rapidamente. Os outros três rodaram e tombaram, uns para frente, outros para trás ( conforme depoimento de Paturi, o cangaceiro escondido que viu tudo ). Quando foi anunciada a morte de Lampião, aos gritos, teve início a fuzilaria.
Segundo depoimento de diversos jornalistas brasileiros e estrangeiros que narram os acontecimentos da época que diz a seguinte versão do envenenamento: Relatos dizem que a traição a lampião pelo coiteiro fazendeiro  Joca do Capim, incomodado com as traições de sua mulher com o cangaceiro Querosene, resolveu trair o bando, ao sargento Aniceto, que não sabia da trama de Bezerra e Pedro de Cândido. Após muitas minúcias (que o leitor irar ver nos livros “Lampião um raio de perigoso” e “Lampião em Alagoas”) Bezerra resolve (após enviar comida envenenada por Pedro de Cândido e seu irmão Durval), invadir a Grota de Angicos. Só teve essa coragem, entremeada de indecisões, por causa do aspirante Francisco de Melo e, seu ordenança o feroz Mané Veio ( Antonio Jacó ) que nada sabiam sobre o veneno. Consta ainda em relatos dos próprios jornalistas e agentes da CIA que na visita ao local dias depois havia intenso mau cheiros exalados pelos corpos deixados para trás e muitos urubus mortos sobre os corpos. Obviamente que a maioria como lampião morreram envenenado, pois o bando de lampião poderia se rendido pelo crivos das balas, mas ele não era covarde, morreriam também metade dos soldados da volante logicamente. 

VEJA VIDEO ANTIGO DO BANDO DE LAMPIÃO
  

DOIS PASSAGEIROS QUE COMPRARAM PASSAGEM PELA GOL FORAM OBRIGADOS A EMBARCAR NO VÔOU DA MORTE.


São Paulo, SP – Pelo menos duas das 14 vítimas do acidente com a aeronave da Noar Linhas Aéreas, no dia 13 de julho, em Recife, compraram bilhetes pelo site da Gol Linhas Aéreas. É o caso da propagandista Débora Santos, 25, e do empresário André Freitas, 39. “Minha filha nem sabia o que era Noar. Compramos o bilhete pela internet, no site da Gol, para ela fazer o trecho Recife/Natal pela Gol”, diz a engenheira química Ângela Pontes, mãe de Débora. Ao se dirigir ao check-in da companhia, a passageira teria sido informada de que deveria se dirigir ao guichê da Noar, segundo relato do pai, que a acompanhou ao aeroporto de Recife. A Gol confirma que a Noar utiliza os canais da Gol para venda de passagens desde 2010, em um sistema de parceria chamado interline. Segundo a companhia, no ato da compra da passagem, o cliente é informado de que o voo será operado pela Noar. ( Artigo extraído do Jornal Gazeta de Alagoas ).

segunda-feira, 25 de julho de 2011

NINGUÉM AGUENTA MAIS ESSE TRANSPORTE PÚBLICO!

A superlotação dos coletivos foi o principal problema apresentado pelos usuários em uma pesquisa realizada pelo Instituto Harrop na Região Metropolitana do Recife (RMR). Quarenta e um por cento dos pesquisados disseram que os ônibus estão sempre lotados. Para 45%, o tempo de espera é ruim ou péssimo. De um modo geral, o transporte público prestado no Grande Recife é considerado regular por 46% dos entrevistados. Entre os usuários que utilizam o transporte público no mesmo horário ( 50% do total), 46% infirmou que às vezes os ônibus chegam ao ponto de parada no horário correto. Setenta e um por cento dos entrevistados consideram o atendimento dos motoristas bom ou ótimo, 60% acham que os idosos e os portadores de deficiência são bem tratados. Um pesquisa, apresentada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco, na Ilha do Leite, ouviu 2.400 pessoas, sendo 50,9% mulheres e 49,1% homens, 41,1% entre os 14 e 29 anos, 41,7% de 30 a 49 e 17,2% acima de 50 anos de idade. Do total, 86% são usuários do sistema há mais de um ano e 60% utilizam o serviço diariamente. O transporte público na região Metropolitana funciona em sistema de concessões públicas caducas a mais de 40 anos, um total desrespeito da lei de licitações. Para se ter uma idéia, da praia do Janga até o centro de Paulista não existe linhas de Ônibus regulares no sistema de transporte desde a fundação do bairro ( parte do Artigo foi extraído do Diário de Pernambuco ). E os aumentos a cada ano são maiores que os aumentos dos salários.

Veja o vídeo a seguir e forme a sua opinião:  http://www.youtube.com/watch?v=IK-3cKS0O2I

domingo, 24 de julho de 2011

O BOLSA ESCOLA E FAMÍLIA VEM AJUDANDO NA PRESERVAÇÃO DAS CAATINGAS NORDESTINAS.


O governo brasileiro anunciou estudo ano passado que o desmatamento na Amazônia caiu para sua menor taxa em 22 anos. O monitoramento por satélite mostrou que cerca de 6.450 quilômetros quadrados de floresta foram desmatados entre agosto de 2009 e julho de 2010, uma queda de 14% em comparação com os 12 meses anteriores. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais ( INPE ), que utiliza satélites para monitorar o desmatamento na Amazônia. O chefe do INPE, disse que a redução foi resultado de uma ação coordenada, incluindo um maior controle da exploração madeireira ilegal pelo Ministério do Meio Ambiente e pela polícia federal. Ou seja, segundo as autoridades, essa redução se deveu a uma melhor monitoração, além de controle da polícia. Os últimos dados sobre desmatamento ainda representam uma área de mais de metade do tamanho do Líbano ou da Jamaica, mas são muito inferiores ao pico de 27.772 quilômetros quadrados de 2004. Esses resultados vão ser apresentados na Conferência de Mudança Climática da ONU em Cancun, no México. A meta do Brasil é reduzir o desmatamento para 5.000 quilômetros quadrados até 2017. A Mata Atlântica, que há 498 anos encheu os olhos dos portugueses tão logo aportaram no Brasil, está agonizando. Da vegetação original, que cobria 1,2 milhões de quilômetros quadrados, restam apenas 7%. A nossa preocupação com o desmatamento da Mata Atlântica principalmente na região litorânea não é de responsabilidade da população agricultora, mas sim das grandes redes de Usinas e plantadores de cana-de-açúcar nos Estados do Nordeste. Um fato curioso me chamou a atenção nas viagens que fiz neste mês de julho deste ano corrente, entre o litoral e sertão dos Estados Rio Grande do Norte e Alagoas. No sertão Alagoano por exemplo era considerado uma Região de grande desmatamento, percebi que as matas de caatingas existentes quando era garoto e por depois nos anos 1980 se acabaram estão voltando. O curioso é que as populações que beiram essas matas em crescimento não se interessa mais em caçar ou cozinhar com lenhas extraídas da caatinga, pois com o bolsa escola e o bolsa família as populações agora estão cozinhando com gás de cozinha e o nível de vida melhorou. Essas populações não se interessam mais em se embrenharem para caçar, pescar ou mesmo cortar arvores para fazer carvão e vender. Não sei ao certo, mas a populações estão ficando cada vez mais consciente do direito a preservação no ponto de vista legal ou as suas rendas do bolsa família desestimular a pratica na agricultura e o extrativismo vegetal. Hoje em uma comunidade que viviam toda da agricultura familiar não se interessam mais por essa atividade, o que restam meia dúzias de pessoas praticando a agricultura. Entrevistados as pessoas residentes as margens das matas de caatingas confirmaram o desestimulo ao trabalho. Não sei que se passa com essa nossa gente, mas que a natureza agradece.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO APONTA SUPERFATURAMENTO DE R$78 MILHÕES EM OBRA DO DENIT DE ALAGOAS.

O nome do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Alagoas está no “listão” do Tribunal de Contas da União (TCU) que aponta superfaturamento de R$ 78 milhões em obras comandadas pelo órgão em rodovias brasileiras. O novo relatório do TCU, que veio a público esta semana, em reportagem do Jornal Nacional, aponta irregularidades em obras que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No Estado o problema estaria na recuperação e manutenção da BR-101. Apesar do relatório oficial, a superintendência do departamento em Alagoas nega qualquer ato contrário à lei. Ontem, o superintendente regional do Dnit, Fernando Fortes Filho, disse que não há qualquer irregularidade no processo de contratação das empresas responsáveis pela recuperação e manutenção da rodovia. Disse, aliás, que “não há sequer uma empresa contratada” e jogou a culpa pelo que chama de “confusão” para o TCU. Falou ainda sobre “enganos” que teriam sido cometidos por um auditor do TCU enviado ao Estado para analisar o processo e afirmou que prefere confiar no trabalho do Serviço de Engenharia do Dnit. A verdade é que a robalheira deixa de lado a construção da Rodovia 316 que a mais de 50 anos não é asfaltada. Parece mentira mais a 316 é uma rodovia federal sem pavimentação. A responsabilidade é definitivamente dos dirigentes locais, e cabe ao Governo Federal tomar as providência enérgicas e imediata. ( Artigo extraído do Jornal Gazeta de Alagoas - 22/07/2011 ).

sábado, 9 de julho de 2011

FIM DO PROTESTO PELA PAVIMENTAÇÃO DA RODOVIA QUE LIGA CARIÉ A CANAPÍ EM ALAGOAS. GOVERNO FEDERAL SE COMPROMETE COM A PAVIMENTAÇÃO ESPERADA A MAIS DE 50 ANOS.


FIM DO PROTESTO NA BR 316 EM ALAGOAS. 


A novela em que se transformou a promessa de pavimentação do trecho de 49,76km da Rodovia Federal BR-316, entre as cidade alagoanas de Carié, Mata Grande, Canapi e Inajá em Pernambuco, pode ter capítulo final a partir do próximo dia 7 de julho, data agendanda pelo DNIT para abertura de propostas para execução da obra. Depois de mais de 6 h de protesto e negociação, o supervisor do DNIT em Santana do Ipanema em Alagoas, José Fernandes de Souza, foi autorizado pelo superintendente Fernando Fontes Melro Filho a emitir um termo se comprometendo a realizar uma audiência pública no prazo máximo de 45 dias, informando o resultado da licitação e o início das obras. pós receber o termo os organizadores do movimento finalizaram a manifestação, mas alertaram que se não for cumprido o acordo voltarão a fechar as rodovias. “Vamos aguardar o cumprimento do termo, caso contrário voltaremos a protestar. Desta vez com mais rigor.” Disse um dos organizadores, Ari Barbosa. Essa rodovia Federal era a unica rodovia federal em terra batida, e que no inverno virava inferno para a população, ela existe a mais de 50 anos, mas ninguem fez nada para asfalta-la. ( VEJA VIDEO: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kn6Ne92yyX4 ).



POLÍTICOS PRESENTES


Vários políticos da região estiveram presentes, mas foram impedidos de subir no carro de som e discursar com os organizadores.
O deputado estadual Isnaldo Bulhões esteve no local e explicou a reportagem do Inhapi Informes que compareceu como um manifestante e não tinha intenção de discurso. “Cheguei aqui logo cedo, mas somente para ajudar no protesto.” Disse. Varios deputados estaduais estiveram presentes ao protesto na rodovia e acompanharam as negociações. ( Artigo extraído do Site Inhapí Informe )